terça-feira, 27 de julho de 2010

Ensino da gramática em uma visão discursiva da língua.


Fichamento de obras acadêmicas, Michelly de Andrade Costa*
Participação no blog "O Baú do Roosevelt"

Tema: Ensino da gramática em uma visão discursiva da língua.

Resumo: A autora faz, em um primeiro momento, uma conceituação da base teórica do seu trabalho e situa sua pesquisa. Depois, a partir dessa retrospectiva teórica, ela inicia a problematização do ensino em que aponta as divergências conceituais a respeito do processo ensino-aprendizagem. Para finalizar, Costa Val descreve sua pesquisa começando pelo diagnóstico e terminando na proposta de trabalho a qual o aluno é levado ao aprendizado com um esforço conjunto dos agentes do processo na busca do conhecimento; seja por meio das experiências vividas pelo aluno seja pelo procedimento inovador que o professor desenvolve e propõe aos mesmos.

Comentários: A proposta da autora é levar os leitores a uma reflexão do ensino de língua portuguesa no Brasil, discutindo a teoria conceitual e o modelo de ensino atual. Costa Val conclui seu artigo apontando para uma didática diferenciada da língua portuguesa que tenha como foco uma reflexão e/ou atividade discursiva da língua.


Referências:



COSTA VAL, Maria da Graça. A Gramática do texto, no texto. In: Revista de Estudos Lingüísticos, Belo Horizonte, v. 10, n.2, p.107-133, julho/dezembro. 2002.
1) COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 2) KOCH, Ingedore V; ELIAS, Vanda Mª. Ler e compreender. São Paulo: Contexto, 2006 3) Publicações do TRAVAGLIA, algumas.

outras referências:


Data: Novembro de 2009
Créditos: Michelly de Andrade Costa. E-mail: chellynha_90@hotmail.com

*(Graduanda em Letras Português /Inglês, 2010).

* Esse artigo é o alicerce do "Projeto de Pesquisa sobre o Ensino de Gramática"
que está sendo desenvolvido por Michelly de Andrade Costa.

Um comentário:

  1. A Gramática do texto, no texto

    Muito boa está dica, pois está em total acordo com o que diz os PCN de Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir