Olimpíadas e Atletismo (Abril/2016)
por Yago Ananias Sant'Ana Rodrigues, 10 anos.
Apoio paterno Ananias Lemos Rodrigues

As Olimpíadas são competições criadas há muitos anos, cerca de 2500 A.C. (dois mil e quinhentos anos antes de Cristo), pelos gregos. Inicialmente as Olimpíadas eram competidas em Olímpia, por isso, recebeu o nome de Olimpíadas, em referencia ao nome de onde era realizada.

Atualmente, as Olimpíadas ocorrem de quatro em quatro anos, sempre em anos bissextos, e sendo divididas em diversas modalidades, tais como Atletismo, Natação, Esgrima e Futebol, entre muitas outras modalidades. Estas modalidades também são combinadas formando novas modalidades, tal como Triatlos, Pentatlos, heptatlos e Decatlos, respectivamente com três, cinco, sete e dez práticas esportivas distintas cada. Nas modalidades mistas podemos encontrar competições de corrida, arremessos, ciclismo e natação. Os campeões olímpicos recebem como prêmios medalhas de ouro, prata e bronze, sendo para o primeiro, segundo e terceiro lugar, nesta ordem.

Porém, dentro do atletismo a corrida é a prática mais comum, podendo ser praticada em equipes de revezamento ou individualmente, assim a corrida recebe tendo maior destaque e visibilidade do que outras modalidades internas do atletismo com elevado numero de competidores e se apresentando de diversas formas e modos, a saber: marcha, corrida de obstáculos, corrida rasa, de meio fundo ou de fundo. Tendo como principal diferença as distâncias mínimas e máximas de cada uma delas, por exemplo, corrida rasa com distâncias de 100 a 400 metros; corridas meio fundo com distâncias entre 800 e 1500 metros; e funda com distâncias entre 5 mil metros e 100 mil metros, ou seja, de 5 a 100 quilômetros. Tendo as maratonas a distância de 42,19 quilômetros.

São Regras do Atletismo para a Corrida de obstáculo: O arbitro apita dando a largada, e os competidores correm em direção a linha de chegada, saltando sobre os obstáculos, não podendo derrubá-los. Ganha quem cruzar primeiro a linha de chegada.

Nas Olimpíadas, no quadro geral, o Brasil acumula 23 medalhas de ouro, 30 de prata e 55 de bronze. Tendo no Atletismo o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, conquistando duas medalhas de ouro no Salto Triplo, a primeira medalha em Helsinque (1952) e a segunda em Melbourne (1956). Se tornando o primeiro bicampeão olímpico brasileiro.

Alguns dos recordistas brasileiros no atletismo, são: no masculino (1) Ronaldo da Costa (RJ), recordista de Maratona, com a marca de 2:06,05; vitória conquistada em SP - Brasil, em 1998; (2) Carlos Eduardo Bezerra Chinin (SP), recordista no Decatlo, com a marca de 8393; vitória conquistada em SP - Brasil, 2013. E são recordistas brasileiros no atletismo, no feminino são (1) Adriana Aparecida da Silva (SP), recordista em Maratona, com a marca 2:29,17; vitória conquistada em SP - Brasil, 1998 e (2) Lucimara Silvestre (SP), recordista no Heptatlo, marca 6160, vitória conquistada em Barquisimeto -Venezuela, 2012.

As Olímpiadas e o atletismo são muito importantes para a sociedade mundial, pois ajudam unir as diversos países e nações, diminuindo a chance de guerras e movimentando a economia do local onde ocorrem. Individualmente, as Olimpíadas incentivam a participação de práticas esportivas combatendo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom, contribuindo para a boa forma física e para a saúde dos praticantes.

Referências
Acessado e visualisado em 17/04/2016. http://www.resumoescolar.com.br/educacao-fisica/regras-do-atletismo-corrida-de-100-110-e-400-m-com-barreiras/
Acessado e visualisado em 17/04/2016 http://www.resumoescolar.com.br/educacao-fisica/regras-do-atletismo-corrida-de-3000-metros-com-obstaculos/
Acessadoe visualisado  em 17/04/2016. http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades
Acessado e visualisado em 17/04/2016. http://www.cbat.org.br/estatisticas/recordes/recordes_quadro.asp?id=10
Acessado e visualisado em 17/04/2016. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_medalhas_brasileiras_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA 2018

A Bíblia Sagrada no mundo

Aonde o rio me levar - Ibiapaba.