Como verificar se o Curso Superior é autorizado pelo Ministério da Educação?

Professor, saiba como verificar se o Curso Superior é autorizado pelo Ministério da Educação?
Como verificar se o seu diploma é válido no Brasil?

Esta postagem é direcionada aos professores de todo Brasil, porém é muito útil a todos os acadêmicos, principalmente aqueles que buscam qualificação por meio de cursos cursos de pós graduação em instituições particulares.

Recentemente, a SEDU-ES, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, adotou uma prática de verificação criteriosa dos documentos entregues pelos professores no decorrer de processos seletivos, especificamente buscam verificar a validade e regularidade dos certificados e diplomas entregues pelos profissionais ao órgão estadual. Antes de dizer qualquer coisa: Parabéns a Secretaria de Educação pela iniciativa e bom serviço. Tenho certeza que os bons profissionais irão agradecer pela ênfase na verificação dos documentos. Esta atitude do órgão competnte se faz necessário pois há uma minoria de profissionais que usa de meios fraudulentos para adquirir os títulos de especialização, com intuíto de se posicionar melhor na classificação final dos processos de seleções; sejam estes para designação temporário (DT's) ou seja para efetivação. Assim, deixando de fora do processo excelentes profissionais que buscam agir dentro da legalidade e da moralidade, tal como deve ser; tal como exigi a Constituição Federal. Porém, a grande maioria dos profissionais de educação, professores e pedagogos, também desconhecem a validade dos certificados e acabam muitas vezes sendo enganados por instituições de ensino privadas ou por bandidos que visam um lucro rápido e fácil. Estas IES invés de oferecerem a serviço para melhoria do ensino e uma prestação de serviços legalizado, oferecem documentos falsos sem qualquer valor legal, causando grande prejuizo ao profissional e ao sistema de ensino.

Mas, e aí? como os professores e demais profissionais de licenciados e bacharelados podem se prevenir de serem encanados com falsos diplomas e certificados sem validade oferecidos por bandidos aproveitadores

Simples! Para se verificar se um curso superior ou de pós graduação está regular junto ao Ministério da Educação (MEC), basta acessar o site http://emec.mec.gov.br/, pois lá consta todos os cursos autorizados pelo MEC no país, sejam cursos de graduação Superior (bacharelado e licenciatura), ou ainda, qualquer curso de pós graduação, sendo estes de Especialização, Mestrado e Doutorado.

Todos os cursos autorizados pelo Ministério da Educação constam no site, inclusive, o site traz todas as informações das respectivas instituições, tal como endereços, telefones, sites, e-mails, bem como  informações dos cursos, tipo, modalidade, se Distância (Ead), presencial, Semipresencial, organização, ou se é polo Ead, faculdade, Centro Universitário ou Universidade; entre muitas outras informações fundamentais para que a Instituição funcione e preste um serviço adequado a comunidade acadêmica. Caso o acadêmico não consiga localizar no site do MEC as informações do curso e da Instituição que procura, pode começar a ficar preocupado, tenha cuidade, fique de olho aberto. No entanto, ainda cabe ao interessado solicitar a faculdade a data e mídia da publicação do MEC autorizando e regualamentando a intituição a oferecer o serviço; publicação esta que comumente ocorre por meio do Diário Oficial da União. Se a Instuituição se negar a demontrar esta informação, desista desta opcão de curso/faculdade e vá buscar qualificação em outro unidade de ensino.

Uma outra função interessante deste site é que pode ser usado para pesquisar e localizar quais instuituições superiores oferecem o curso que procura, podendo filtar a pesquisa por unidade da Federação, Municipio, Curso ou Instituição. Excelente ferramenta do Governo Federal! Parebéns ao MEC.



Referências citadas:
http://emec.mec.gov.br/
sedu.es.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o LIPTE/LIATE (utilizado na Integração UDV)

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA 2018

A Bíblia Sagrada no mundo