sexta-feira, 27 de abril de 2018

Dicas para leitura, escrita e interpretação de textos


Nesta postagem você vai encontrar dicas e orientações para melhorar a escrita, leitura e interpretação de textos escritos e não escritos. Boa leitura e não esqueça de deixar seu comentário, sua sugestão ou critica! Se gostar ajude compartilhando com os amigos.


A leitura é o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento, portanto, precisamos aprender a ler e não "apenas a decodificar palavras" ou "se limitar a passar os olhos sobre o texto". Ler na verdade é dar sentido as coisas, a vida e o mundo. Ler é dominar a riqueza do texto, independente se o texto é literário, de informação, narrativo ou uma recita de bolo. Para obter um bom nível de leitura é imprescindível exercitar-se no ato da leitura regularmente, bem como na arte de pensar, de captar ideias e de investigar as palavras.

Para isso, devemos entender o que é texto. Texto é a unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceito ou informações. De modo geral, praticamente tudo é texto, por exemplo, um sinal de trânsito, um grito de socorro, uma pintura, uma escultura, uma foto, um filme, uma rádio novela, uma charge, uma tirinha de jornal ou um mangá. Interlocutor é a pessoa a quem o texto se dirige.

Para a melhor interpretação textual é importante considerar o contexto no qual o texto foi escrito ou criado, pois sem conhecer o contexto muitas vezes se torna impossível compreender a intenção, objetivo ou informação da qual o autor quis passar ao produzir o texto.

Conseguir interpretar as coisas que acontecem em nosso mundo, através de jornais, revistas ou livros é um fator relevante para a total compreensão de determinados textos e contextos, pois a falta de informações do que acontece ao nosso redor pode se tornar impedimento para real compreensão da leitura que fazemos ao nos depararmos com um texto.

Também precisamos ter ciência que na grande maioria das vezes os textos conversam entre si, dialogam, fazem referências e é importante que o leitor consiga perceber estas conexões (nexos) entre textos para poder construir o entendimento do que de fato o autor quis passar ao construir aquele texto.

Segue abaixo algumas dicas para melhorar a leitura e a interpretação de textos:
  1. Na primeira leitura, leia o texto todo, procurando ter uma visão geral do assunto. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, no máximo, as sublinhe para pesquisar posteriormente.
  2. Leia o texto buscando aprofundar-se nos significado das ideias e das palavras, para isto, leia o texto de duas a três vezes.
  3. Volte ao texto sempre que for necessário para o entendimento.
  4. Se necessário, fragmente o texto, quebrando em partes menores.
  5. O autor defende ideias, então tente percebê-las no texto.
  6. Para a interpretação, não permita que as tuas ideias prevaleçam sobre as do autor.
  7. Faça inferências, tire conclusões, reflita sobre o texto.
  8. Faça releitura mental do texto, adequando o texto com tuas palavras para facilitar no entendimento e substituindo palavras estranhos por palavras que se sinta mais familiarizado.
  9. Faça uso de dicionários sempre que tiver dúvidas de palavras, seja do significado ou seja da forma de como escrevê-las. Ampliar o vocabulário é muito importante.

Exercícios para melhorar a leitura, escrita e interpretação de textos:
  1. Faça resumos: Pegue notícias de jornais, textos pequenos, leia-os e os reescreva com as suas palavras. Faça isto com 10 textos pequenos e após terminar de escrever os resumos, releia os textos originais comparando-os aos resumos e tentando perceber se as informações principais permaneceram.
  2. Substituição de palavras: Sempre que for ler um texto, escolha de 5 a 10 palavras e pesquise no dicionário, impresso ou digital, possíveis sinônimos que possam substituí-las estas palavras.
  3. Pesquisa: Faça pesquisas referentes ao texto e as dúvidas que teve sobre o assunto tratado no texto.
  4. Exercite a escrita: Peque um caderno ou uma agenda eletrônica ou editor de texto e faça diariamente pequenos resumos do seu dia, de fatos reais ou de histórias que conheça, seja de textos lidos ou vistos na TV ou narrados por alguém.
  5. Redes sociais: Sempre que fizer uso de redes sociais, evite erros ortográficos, de concordância ou acentuação, pois pequenos erros podem se tornar hábitos recorrentes. Isto atrapalha na leitura e na interpretação do texto. Releia os seus textos antes de enviar ou postar fazendo as correções necessárias. Cuidado com o corretor automático, pois costuma pregar peças na gente.
  6. Quebre barreiras: Pegue textos que acha de difícil leitura e leia-o com atenção, vagarosamente, sem pressa, com a ajuda de dicionários e se necessário faça pesquisas dos itens dos quais não domina, pois muitas vezes o texto pode parecer difícil, mas tem esta impressão apenas porque possui palavras que não são do teu repertório ou o assunto ou tema ainda não é de seu conhecimento.
  7. Leituras de imagens: Pegue imagens ou objetos e faça interpretações, escrevendo textos dos quais tragam informações, observações, inferências, comparações ou ligações da imagem ou do objeto com outros textos que conhece.
  8. Sempre que possível dê os seus textos para outras pessoas lerem. Peça que leiam e que apontem erros ou pontos de melhoria. Guarde os textos e releia-os após algum tempo.
  9. Exercita-se: Leia bastante e de fontes variadas, intercalando tipos, níveis e áreas do conhecimento. O segredo é diversificar as leituras para ampliar o vocabulário e ampliar o conhecimento.

É isto ai, eu fico por aqui, deixe seu comentário e compartilhe.
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário