quarta-feira, 18 de abril de 2018

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA 2018

Leia neste post o que é o Encceja, como e onde se inscrever, quais os requisitos para participar, dicas para a prova e redação.


Texto atualizado em 20/04/2018

Para quem ainda não conhece, o Encceja é uma prova aplicada pelo governo federal, via INEP¹, em todo Brasil e no exterior, por meio da qual jovens e adultos brasileiros podem concluir os seus estudos em nível fundamental e médio mais rapidamente, possibilitando ao participante o ingresso ao Ensino Superior e a obtenção de uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Não perca tempo e se inscreva. Nas primeiras 48 horas de inscrições O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 recebeu 524 mil inscrições, sendo 93 mil para o Ensino Fundamental e 431 mil para o Ensino Médio. Estas informações constam no site do INEP.

Tal como previsto para acontecer, o Encceja será aplicado no segundo semestre de  2018, conforme edital lançado no inicio deste ano, do qual consta, entre outras coisas, as mudanças para a edição de 2018.


Quem pode participar do Encceja 2018?

Qualquer pessoa com 15 anos completos pode buscar sua aprovação do ensino fundamental por meio do Encceja. E pessoas com 18 anos completos podem optar pela conclusão do Ensino Fundamental ou pela conclusão Ensino Médio, de uma única vez.

Para quem esta interessado em concluir o Ensino Fundamental ou Ensino Médio deve aproveitar esta oportunidade, pois o Encceja já teve seu edital divulgado pelo INEP e as inscrições já estão abertas desde o dia 16 de abril de 2018.


Como funciona o Encceja?
Qual a nota necessária para ser aprovado no no Encceja?
Qual a nota é preciso conseguir para obter o certificado através do Encceja?

Os participantes do Encceja 2018 precisam obter, no mínimo, 100 pontos em cada uma das quatro disciplinas (ou áreas de conhecimento), e obter pelo menos 5 pontos na redação. Cada prova será composta de 30 questões, onde o participante precisa acertar 10 questões das 30 questões totais da prova, ou seja, acertando 10 questões já é possível obter os 100 pontos necessários para aprovação.


Como eliminar matérias no Encceja?

Para quem participou de qualquer edição do ENEM a partir de 2010, saiba que poderá eliminar matérias do Encceja. Para isto basta ter participado do ENEM, 2010 a 2017, ter obtido nota acima de 450 pontos por disciplina e no momento da inscrição ter informado que a participação era para obter o diploma ou Certificação.

Por exemplo, se você obteve no ENEM 2017, no mínimo, 450 pontos em Ciências Humanas, que é uma das quatro áreas do conhecimento do ENEM e não foi tão bem nas demais disciplinas, então você conseguirá eliminar esta disciplina no Encceja. Assim, bastará obter 100 pontos nas três disciplinas restantes e mais os 5 pontos na redação e você estará aprovado, obtendo o tão esperado certificado.

Detalhe importante, edições anteriores do Encceja também excluem disciplinas do Encceja 2018, tal como o ENEM faz. Para quem participou do Encceja 2017, a exclusão da disciplina da qual foi aprovado será feita automaticamente pelo sistema do INEP.

Visto a possibilidade de eliminar disciplinas, uma excelente dica é se inscrever nas duas provas nacionais, Encceja e ENEM, pois as duas se complementam e conduzem o participante ao mesmo objetivo, que é a conclusão do Ensino Médio, possibilitando o ingresso numa faculdade ou universidade, além de possibilitar a participação no SISU, PROUNI e melhores condições de colocação no mercado de trabalho.


Como funciona a Redação do Encceja 2018?

A redação do Encceja é bem similar a redação do ENEM cobrando um texto dissertativo argumentativo, onde participante deve discorrer sobre um tema social, semelhante aos temos do ENEM. A diferença fica a cargo que não é exigido do participante uma proposta de intervenção no tema proposto e a pontuação é de até 10 pontos.


Implicações devido as semelhantes entre Prova do Encceja e Prova do ENEM

Outra dica excelente, quando for estudar para fazer as provas do Enceeja, faça usando as provas do ENEM aplicadas entre 2010 e 2017, pois a forma de organizar as questões são muito parecidas, afinal, é o mesmo orgão que aplica as duas provas. As provas do ENEM e gabaritos de anos anteriores são facilmente encontradas na internet, no site do INEP e em outros sites, inclusive com questões comentadas e vídeo aulas. Aproveite este material e estude.

As provas do Encceja são muito semelhantes as provas do ENEM, porém o Encceja é mais básico em comparação com as provas do Enem, estando mais próximo da realidade do que apresentado pelos professores nas escolas nos ensinos fundamental e médio do que o ENEM, que mais se aproxima de um pré-vestibular.

O Encceja e o ENEM são gratuitos para a maioria das pessoas, não sendo necessário pagar nem mesmo a inscrição, portanto, não resta dúvidas, se inscreva.

Porém, em 2018 surge alterações nas duas provas, quanto a isenção de taxa, devido ao grande número de ausentes nos dias de prova. Por isso, está sendo cobrado a taxa de inscrição dos participantes que faltaram as provas em edições anteriores ou não conseguem comprovar hipossuficiencia econômica, ou ainda por não conseguir justificar a sua ausência no dia de prova. E justificar a ausência é uma novidade da edição do ENEM 2018, o que deve ocorrer também no Enceeja, fique esperto e não vai faltar!

Fica uma dica: Para conseguir a gratuidade no ENEM, Enceeja ou em diversos concursos no Brasil, sempre mantenha atualizado o Cadastro Único Nacional - CADÚNICO, para isto vá as unidades do CRAS - Centro de Referencia Social do seu Município. Lembrando que o CadÚnbico está vinculado a família ou residência, então verifique se seu nome já  não consta em cadastro de algum familiar.


Conforme informações no site do INEP, 

"O Encceja Nacional será realizado em 5 de agosto. As provas no turno matutino serão aplicadas às 9h e as do turno vespertino, às 15h30. Em todas as localidades deverá ser seguido o Horário de Brasília - DF. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018. Além do Encceja Nacional, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas edições para pessoas privadas de liberdade no Brasil e no exterior. Essas duas edições serão realizadas em setembro, sendo no Exterior entre os dias 17 e 21, e no Brasil nos dias 18 e 19."

Continue lendo sobre Encceja


Nenhum comentário:

Postar um comentário